CRIAR UM AVATAR DIGITAL PARA ENSINAR
Guião para aplicação prática
Zepeto é uma aplicação que permite criar avatares personalizados em 3D e interagir com outros usuários em ambiente virtual. O uso desta aplicação pode ser uma maneira interessante de envolver os alunos em projetos criativos com o objetivo de dinamizar o seu processo de ensino-aprendizagem.
Introdução
Atualmente, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) desempenham um papel fundamental nas aprendizagens ativas, pois proporcionam ferramentas e recursos que podem transformar a forma como os alunos aprendem e participam ativamente no seu processo de ensino-aprendizagem. Algumas das principais razões pelas quais as TIC são importantes para as aprendizagens ativas são: acesso a informações e recursos; aprendizagem personalizada; colaboração e comunicação entre alunos, professores e especialistas sobre uma determinada área; aprendizagem ativa e prática através de simulações, jogos educacionais e aplicações interativas; aprendizagem mais envolvente e motivadora para os alunos.
Nesta perspetiva, têm surgido várias aplicações que permitem envolver os alunos em ambientes virtuais que lhes permitem desenvolver, entre outras competências, a criatividade, a colaboração, a comunicação, a autonomia, a responsabilidade e a motivação.
Zepeto é uma aplicação que permite criar avatares personalizados em 3D e interagir com outros usuários em ambiente virtual. O uso desta aplicação pode ser uma maneira interessante de envolver os alunos em projetos criativos com o objetivo de dinamizar o seu processo de ensino-aprendizagem.
Passo a passo para criares os teus vídeos sobre Economia:
-
Vai à Play Store do teu telemóvel ou tablet, procura a aplicação Zepeto e instala-a;
-
Depois de instalar a aplicação clica em Abrir;
-
Aceita os termos e condições, depois de ler, através da opção: Eu concordo;
-
Aparecem as opções de Cria uma nova conta ou Conecte-se, seleciona a opção: Cria uma nova conta;
-
Preenche a data de nascimento (idade superior ou igual a 13 anos);
-
Cria o teu avatar escolhendo a aparência, a roupa e os acessórios. Dá asas à tua imaginação e criatividade;
-
Quando terminares de criar o avatar clica em Pronto;
-
Dá um nome ao teu personagem;
-
Na opção encontrar amigos clica em Pular;
-
Clica no + para iniciar a segunda fase da criação do teu avatar;
-
Clica em cima do ícone da máquina fotográfica e define as opções da câmara;
-
Seleciona a opção Vídeo dentro da Ação;
-
Escolhe o gesto que queres dar ao teu avatar e o fundo do teu cenário;
-
Pressiona o botão vermelho e inicia a gravação da voz para o teu vídeo;
-
Quando terminares volta a pressionar o mesmo botão para terminar;
-
Seleciona a opção Salvar. Podes partilhar o vídeo de diversas formas.
Alguns cuidados a ter durante a utilização desta aplicação:
-
Ajuste as configurações de privacidade para controlar quem pode ter acesso às suas informações, fotos, etc.
-
Mantenha as suas informações pessoais privadas.
-
Mantenha um comportamento ético e respeitoso ao interagir com outros utilizadores.
-
Se usar esta aplicação com os seus alunos garanta que lhes dá as informações de supervisão adequadas. Convém que os alunos saibam como se devem comportar de uma forma segura com uma aplicação on-line.
-
O avatar não deve ter um nome ofensivo.
-
A roupa do avatar e o fundo do cenário devem estar adequados à situação.
-
Certifique-se que a utilização desta aplicação está alinhada com os objetivos processo de ensino-aprendizagem.
Atividades que podem ser criadas através desta aplicação na disciplina de Economia:
Atividade 1: Criação de um avatar para representar os vários intervenientes na atividade económica;
Atividade 2: Explicação de conteúdos da disciplina;
Atividade 3: Síntese de um tema ou subtema;
Atividade 4: Simulação de cenários económicos.